FESETE
  • Entrada
  • Quem Somos
    • Contactos
  • Links
  • Notícias
    • Federação Sindical Europeia dos TVC – Bangladesh – INDITEX
  • Avaliação de Funções
  • Sindicatos Filiados
  • GIP

Navegação

  • 14º Congresso Sectorial
  • Contratação Colectiva
  • Gabinete de Estudos
  • Multimedia - Videos e Fotos
  • Campanha para a Melhoria das Condições de Trabalho na Indústria do Calçado
  • AVALIAÇÃO DE FUNÇÕES
  • Proj. Europeu Eliminação-Discriminação M e H
  • Política de Privacidade

SER SINDICALIZADO/A COMPENSA!

  • Resultados da Intervenção Sindical:

Autenticação

Perdeu a senha? Esqueceu-se do nome de utilizador?

Visitas:

1083995
Visitors Counter

Entrada

NOTICIAS

Imprimir Email

 

  

 Projecto “Construção de um Sistema de Avaliação de Funções e Remunerações nos CCT das Indústrias do Vestuário e Curtumes com vista à melhoria da Qualidade do Emprego e promoção da Igualdade” no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género - para mais informação -  clique AQUI    

 

 

INFO@ESTUDOS

 

BARÓMETRO DAS DIFERENÇAS REMUNERATÓRIAS ENTRE MULHERES E HOMENS  

Portugal adotou uma lei para promover a igualdade de remunerações entre mulheres e homens e para efetivar o princípio de «salário igual para trabalho igual ou de igual valor». 

Um dos instrumentos inovadores introduzidos por esta nova legislação é o Barómetro das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens, que pretende oferecer mais e melhor informação estatística sobre esta matéria. 

BARÓMETRO 2023 (5.ª edição)


 

A Direcção Nacional da FESETE, APELA à participação de todos/as os/as trabalhadores/as na Manifestação Nacional em Lisboa, organizada pela CGTP/IN, a realizar no dia 18 de Março - Sábado, em Lisboa.

 

 

 

MANIFESTAÇÃO NACIONAL 18 DE MARÇO EM LISBOA

 

 


 

 


 Tendo em conta a degradação das condições de vida dos trabalhadores, reformados, pensionistas e suas famílias, a ausência de respostas aos problemas e a necessidade de fazer convergir a luta desenvolvida e em desenvolvimento, e tendo como base o conjunto das reivindicações, a CGTP-IN decidiu convocar uma Manifestação Nacional em Lisboa, no dia 18 de Março, com o lema “Todos a Lisboa! Aumento geral dos salários e pensões – emergência nacional!” Ler mais clique AQUI


 Aceda ao Comunicado - Clique AQUI

 


Aceda ao Comunicado - Clique AQUI

 


   

  

 ULTIMAS NOTICIAS SECTORIAIS E OUTRAS  

 

  DIA 9 DE FEVEREIRO – DIA NACIONAL DE INDIGNAÇÃO, PROTESTO E LUTA organizado pela CGTP/IN, pelo aumento dos salários e subsídios de refeição.

 

A  FESETE e os seus Sindicatos filiados, decidiram APELAR aos trabalhadores para Manifestarem a sua Indignação e Protesto no dia 9 de Fevereiro!   

Para garantir a participação dos trabalhadores na Luta, foi entregue às Associações Patronais, um PRÉ-AVISO DE GREVE  

com início às 6h00 do dia 9 e término às 7 horas do dia 10 de Fevereiro - Acede ao Comunicado - CLICA AQUI


 

 

 

 

CONCENTRAÇÃO de Dirigentes Sindicais junto à Loja Comercial do Presidente 

da APICCAPS, Luis Onofre – Dia 21 de Dezembro  às 10h30 no Porto 

Estará presente a Secretária Geral da CGTP/IN – Isabel Camarinha 

A FESETE e os seus Sindicatos filiados vão realizar no dia 21 de Dezembro, quarta-feira, entre as 10h30 e as 12h00, uma Concentração de dirigentes sindicais, junto à Loja Comercial do Presidente da APICCAPS, Luis Onofre, sita na Avenida da Boavista, nº 3483, no Porto, com o objectivo de manifestar o seu protesto público contra o congelamento dos salários em 2022, a retribuição salarial de uma parte significativa dos trabalhadores apenas  no Salário Mínimo Nacional, e um subsídio de refeição diário, no valor de 2,5 euros. Ler mais - CLIQUE AQUI

 

 

VER GALERIA DE FOTOS

 


 

TRABALHADORAS DA HUBER TRICOT EM LUTA 

As trabalhadoras da empresa de vestuário Huber Tricot, sita em S. Maria da Feira, realizaram uma luta com um dia de greve por aumentos de salário dignos que respondam à necessidade de reposição do aumento do custo de vida e justa distribuição da riqueza produzida, luta, em defesa das suas justas reivindicações apresentadas em caderno reivindicativo e em defesa da contratação colectiva sectorial.

Após resposta da empresa às suas reivindicações de aumento de salário e subsídio de refeição, que ficam aquém do justo e necessário, decidiram avançar com um dia de greve.
 
Greve que contou com uma forte adesão!
 
Dos 219 trabalhadores que compõem os quadros da empresa, cerca de 30 são administrativos, chefes e mecânicos, tendo na produção (costureiras) cerca de 189 trabalhadoras, das quais 129 aderiram à greve e 34 trabalhadoras se encontram com ausência por baixa médica, do qual resulta uma adesão na ordem dos 83% das trabalhadoras ao serviço efectivo da empresa no dia de hoje.
 
Na sequência desta luta e das suas reivindicações as trabalhadoras, decidiram dar até ao próximo dia 23 de Dezembro prazo para que a empresa avance de forma justa nas resposta às suas reivindicações. Caso a empresa não se pronuncie de forma a satisfazer as suas reivindicações, dia 23 de Dezembro estarão em luta novamente com greve entre as 13:30 e as 17h.

 A luta é o caminho! A luta continua ! 

A direcção do Sindicato 

Isabel Tavares  

 

 Concentração da CGTP-IN no último dia de votação do Orçamento do Estado


No dia em que é votado na globalidade o Orçamento do Estado para 2023, a CGTP-IN realizou uma concentração junto à Assembleia da República contra o aumento do custo de vida. Ler mais clique AQUI

 

 Ver Fotos - Clique AQUI


 

Num momento em que tudo sobe menos os salários, as dificuldades dos trabalhadores, reformados e pensionistas e suas famílias contrastam com o colossal aumento dos lucros do grande capital. 

Impõe-se o aumento geral dos salários para todos os trabalhadores, a valorização das carreiras e das profissões, incluindo o aumento do Salário Mínimo Nacional. - CGTP/IN

 


Entrevista - Coordenadora da Direcção Nacional da FESETE à EURONEWS - 27 de Outubro de 2022

 


Em 2022 Crescem as Exportações e os

lucros dos Patrões do Calçado.

Exigimos Aumentos dos Salários e do subsídio de refeição!

 

No dia 11 de Outubro a FESETE e os seus Sindicatos filiados realizaram uma Concentração de Dirigentes Sindicais junto à sede da APICCAPS com o objectivo de manifestarem o seu mais vivo protesto contra a proposta desta associação patronal em reduzir os direitos laborais dos trabalhadores incluídos no Contrato Colectivo de Trabalho-CCT, como condição para aumentar os salários e o subsídio de refeição, conforme informação de Setembro (ver Portal da FESETE e Facebook)

2 de Dezembro - Dia de Protesto e Luta nas empresas do sector do Calçado que recusem aumentar os salários e o subsídio de refeição! 

   Acede ao Comunicado - Clica AQUI

 


 

 

 

Acede ao comunicado - Clica na imagem ou AQUI


 

Para aceder  ao comunicado - Clique AQUI ou na imagem acima

 


Aceda ao comunicado - Clique AQUI


 

 PARA ACEDER AO COMUNICADO - CLIQUE AQUI 

 


 

Negociação do CCT/Calçado para 2022 está bloqueada

pela Associação Patronal - APICCAPS 

 

Por indisponibilidade da Associação Patronal APICCAPS as reuniões de negociação do Contrato Colectivo de Trabalho – CCT para 2022 só se iniciaram no mês de Março. Realizaram-se quatro reuniões de negociação até ao dia dois de Maio, tendo a APICCAPS apresentado propostas de alteração às cláusulas que regulam o quadro de densidades e promoções profissionais, regime de adaptabilidade, pagamento do 13º mês, efeitos das faltas injustificadas, mas não apresentou até ao momento valores para a actualização das tabelas salariais e do subsídio de refeição. ver comunicado 


Aos/às Trabalhadores/as dos Curtumes

Negociado Novo CCT para 2022

Após várias reuniões de negociação entre a FESETE e a APIC-Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes, foram negociados novos salários para as profissões das áreas da produção e serviços administrativos com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2022. O subsídio de refeição foi actualizado para 7,00 euros por dia. O acréscimo do valor da massa salarial negociada, salários e subsídio de refeição, é de 4,7%. O texto do acordo vai ser enviado ao Ministério do Trabalho para publicação no Boletim de Trabalho e Emprego.  ver comunicado


 

 Para aceder  ao comunicado - Clique AQUI ou na imagem acima

 


    Ponto de Situação da Contratação Colectiva Sectorial -  2022 

 

CCT/Têxteis-Lar e Lanificios -  Negociado novo CCT para 2022 - ver comunicado 

CCT/Curtumes - Negociado novo CCT para 2022 - ver comunicado

CCT/Vestuário - Negociado novo CCT para 2022 - ver comunicado

CCT/ANASEL - Lavandarias, Tinturarias, e Outros/2022 - Estão a decorrer as reuniões de conciliação no âmbito da DGERT.


 

  

 A pandemia do COVI-19 aumentou os problemas do País, expôs as suas fragilidades que resultam de políticas de direita ao longo das últimas décadas e está a penalizar os trabalhadores dos nossos sectores, a maioria dos quais viram os seus salários congelados e fixados pelo Salário Mínimo Nacional; outros trabalhadores viram os seus salários reduzidos pela aplicação da Lay-Off; outros ainda foram colocados no desemprego. Algum patronato tentou aproveitar a situação de pandemia para cortar ilegalmente direitos laborais e aceder de forma ilegal ao Lay-Off recebendo apoios da Segurança Social quando laborava a tempo completo. Os Sindicatos filiados na FESETE, continuaram a exercer os seus direitos, a desenvolver a sua actividade sindical no apoio aos trabalhadores, exigindo medidas de prevenção à pandemia, denunciando as irregularidades e exigindo o cumprimento dos direitos laborais, actividade da qual fazemos um balanço positivo. Acede ao Comunicado Clica AQUI

 


  

 

Milhares de trabalhadores na rua pelo aumento dos salários e das pensões

Ver fotos - Porto e Lisboa - Ver Resolução

 

O caminho para um Portugal com futuro é o do aumento dos salários e das pensões

  O Conselho Nacional da CGTP-IN decidiu convocar um mês de “Mobilização e Luta”, de 15 de Setembro a 15 de Outubro, sob o lema “Aumento dos salários e pensões – emergência nacional! Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos.”, a partir dos locais de trabalho, empresas e sectores, com a realização de plenários, concentrações, manifestações e greves, e a realização de uma acção convergente no dia 15 de Outubro, com manifestações em Lisboa e no Porto, pela exigência da resposta imediata às reivindicações dos trabalhadores: aumento dos salários de todos os trabalhadores em 90€; aumentos extraordinários, mesmo dos salários que foram actualizados, mas cuja revisão já foi absorvida pela inflação; aumento extraordinário do Salário Mínimo Nacional, fixando-o nos 800€, com efeitos imediatos; aumento extraordinário de todas as pensões e reformas que reponha o poder de compra e assegure a sua valorização; aumento das prestações de apoio social; revogação das normas gravosas da legislação laboral; fixação de limites máximos nos preços dos bens e serviços essenciais; aplicação de um imposto que incida sobre os lucros colossais das grandes empresas.Porque é urgente valorizar o trabalho e os trabalhadores e exigir uma política que garanta um futuro melhor num país desenvolvido, uma política que dignifique quem trabalha e produz a riqueza. 

Ver Resolução -  Ver Manifesto   


  

Semana da Igualdade 2022

Diferença Salarial entre Homens e Mulheres nas Industrias Têxteis, Vestuário, Calçado e Curtumes (ITVCC)  

Para mais informações - Clica Aqui


 Situação actual das mulheres no trabalho

 As mulheres constituem cerca de metade da população activa e do emprego total e mais de metade do emprego assalariado (cerca de 52%). 

Em 2020 havia 2.330 mil mulheres empregadas no nosso país, 2.071 mil das quais a trabalhar por conta de outrem (89% do total), de acordo com o Inquérito ao Emprego, do INE. 

Saiba mais aqui


Viva a conquista das 8 horas de trabalho dos trabalhadores do campo 

Passaram 60 anos. A conquista das 8 horas representou uma extraordinária melhoria das condições de vida e de trabalho de centenas de milhar de trabalhadores e suas famílias. 

  

 


 

 

 OS TRABALHADORES NÃO ESTÃO SOZINHOS!  

Isabel Tavares - coordenadora da Direcção Nacional da FESETE   

 


TENDINITES - Como Agir?  

   Clique AQUI  

  Para mais informações contacte o teu   Sindicato - clique AQUI     

 


 

 

 

Jovens trabalhadores exigem soluções

 

 


 

 Posição da CGTP-IN | eleições legislativas de 30 de Janeiro de 2022

Intensificar a luta para efectivar direitos

A CGTP-IN saúda os trabalhadores e a população pela participação nas eleições legislativas de 30 de Janeiro, num quadro em que a degradação das suas condições de trabalho e de vida e os problemas estruturais do país exigem respostas e soluções que dinamizem a produção nacional e promovam o desenvolvimento soberano do país, que garantam o aumento geral dos salários, o trabalho com direitos e o fim da precariedade, a redução do horário de trabalho e a sua regulação, o direito de contratação colectiva e da actividade sindical, mais e melhores serviços públicos.

Num contexto marcado pela bipolarização, seja com a difusão da falsa ideia de que se estava a eleger o primeiro-ministro, seja com a publicação de sondagens que colocavam dúvidas quanto ao partido mais votado que não se vieram, nem de perto nem de longe, a confirmar, os trabalhadores e a população viram o esclarecimento que uma campanha eleitoral à partida permite, ser ainda mais condicionado pela pandemia. Ler mais Clique AQUI 

 


  Reivindicação CGTP/IN SALÁRIO MINIMO NACIONAL PARA 850 EUROS

 


 Política Reivindicativa da CGTP/IN  para 2022

 Os últimos dois anos foram marcados pela degradação da situação económica e social, em virtude da pandemia e do acumular de décadas de uma política que fomenta a exploração, gera desigualdades e pobreza, promove a precariedade, perpetua os baixos salários e propicia a desregulação dos horários de trabalho. Ler maisclique AQUI

Para aceder ao documento  Clique AQUI 


 COMBATER AS DOENÇAS PROFISISONAIS  

GUIA DE APOIO  

 

 guia pratico igualdade CIMH 

doencas profissionais

 


 

 

Semana da Igualdade 2021 entre 8 a 12 de Março com o lema " Defender a Saúde, Dignificar o Trabalho, Avançar na Igualdade" -  CIMH/CGTP-IN

 No quadro do lançamento da SEMANA DA IGUALDADE entre 8 e 12 de Março, sob o lema Defender a Saúde, Dignificar o Trabalho, Avançar na Igualdade, a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens - CIMH/CGTP-IN, divulga, ao longo do mês de Fevereiro, sete estudos temáticos sobre a Situação da mulher no trabalho agravada pela pandemia, pela falta de medidas adequadas do governo e pelas práticas patronais. 

Pode ler os Estudos aqui: 

» Estudo 1 - Natalidade e Fecundidade (04.02.2021) 

» Estudo 2 - Problemas de saúde relacionados com o trabalho (08.02.2021) 

» Estudo 3 - O direito à habitação e os seus custos (11.02.2021) 

» Estudo 4 - Estudo sobre salários e discriminações salariais das mulheres (15.02.2021) 

» Estudo 5 - As implicações do teletrabalho na vida das mulheres e das famílias (18.02.2021) 

» Estudo 6 - Estudo sobre emprego, precariedade, desemprego e pobreza das mulheres (23.02.2021)


  

 Garantida a Igualdade no subsídio por assistência a filho

Actualizado o GUIA dos Direitos de Parentalidade em Abril de 2020, devido à publicação no Decreto-Lei 14-D/2020, de 13 de Abril, que reforça a protecção na parentalidade dos trabalhadores em funções públicas integrados no regime de protecção social convergente, determinando que o valor do subsídio para assistência a filho em caso de doença ou acidente passa a ser de 100% da remuneração de referência do/a trabalhador/a, com efeitos a 1 de Abril de 2020.

Ver Decreto-Lei 14-D/2020, de 13 de Abril  - Ver GUIA 


      

A FESETE recebeu o Prémio Manuel Lopes, através da vice-coordenadora, Isabel Cristina, na categoria de Estudos e Trabalhos de Investigação, o qual foi atribuído ao estudo "Contributos para a negociação colectiva para a melhoria das dimensões do emprego e igualdade nas ITVC". Vê Diploma - Clica Aqui 



   

  ESTÁ DESEMPREGADA/O?

QUER MUDAR DE ACTIVIDADE PROFISSIONAL?

QUER AUMENTAR AS SUAS COMPETÊNCIAS?

 

VENHA PROCURAR APOIO NO

 

PARA MAIS INFORMAÇÃO clique aqui

 

 

 

  

 

 

 

 

Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal