Organizações:
A FESETE é uma organização sindical nacional sem fins lucrativos, que representa a nível sectorial os Sindicatos Portugueses da Indústria Têxtil, do Vestuário, do Calçado, Curtumes, Cordoaria e Redes, Lavandaria, Tinturaria, Concertos, Chaves, Chapelaria. A nível nacional está filiada na CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses) e a nível europeu é filiada na IndustriAll – European Trade Union – a organização sectorial da Confederação Europeia de Sindicatos (CES).
O principal objetivo da FESETE é apoiar e promover a aplicação dos direitos fundamentais dos trabalhadores, nomeadamente, o direito ao trabalho e à segurança no emprego, o direito a um salário justo, o direito a uma remuneração igual por um trabalho de igual valor, o direito à saúde e segurança nos locais de trabalho, o direito à liberdade, a atuação sindical e as comissões de trabalhadores, o direito aos acordos coletivos, os direitos específicos da criança, dos jovens e da mulher, o direito à formação, o direito à segurança social e à saúde.
A FESETE também desempenha um papel importante:
Cumprir os acordos coletivos de trabalho e participar na elaboração dos demais instrumentos de regulamentação coletiva do trabalho;
Intervir e participar na modernização do sector e na reestruturação das empresas com o objetivo de proteger os interesses dos trabalhadores;
Participar na elaboração da legislação relativa aos trabalhadores e ao setor, bem como, acompanhar a implementação dos planos económicos e sociais;
Desenvolver os contactos e a cooperação com organizações congéneres de outros países e consequentemente a solidariedade entre trabalhadores de todo o mundo, em particular do sector;
Promover iniciativas próprias em cooperação com outras associações sindicais e outras entidades públicas e privadas.
A APIC – Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes – é a representante da Associação das Indústrias de Curtumes e do Cluster do Couro em Portugal.
Com origem na década de 1950 no âmbito da Associação da Indústria Portuguesa – AIP – a APIC foi fundada como Associação independente em 1958.
A missão da APIC é a defesa dos interesses colectivos da Indústria Portuguesa do Couro, a definição da estratégia de desenvolvimento global da indústria e a execução de projectos estruturantes para a indústria.
O APIC faz parte de um Sistema Industrial composto por um Centro Tecnológico do Couro – CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro – e por uma Associação Ambiental – AUSTRA – Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena.
O APIC possui uma pequena estrutura dinâmica composta por apenas três trabalhadores.
As suas principais atividades são a defesa dos interesses coletivos da Indústria, a promoção da internacionalização e promoção das exportações e o desenvolvimento de projetos.
A ANIVEC/APIV é uma entidade de âmbito nacional que representa os interesses globais do sector do Vestuário e da Moda; tem como atribuições o exercício de todas as atividades que contribuam para o progresso e defesa das empresas associadas e do restante tecido empresarial.
Tem como primordial preocupação a Responsabilidade Social Empresarial, assumindo os impactos das suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente.
A ANIVEC/APIV vela pelas boas práticas laborais, como a defesa dos direitos humanos, trabalho e formação, diversidade, igualdade de género, saúde e bem-estar dos empregadores e trabalhadores;
As questões ambientais, como a biodiversidade, alterações climáticas, utilização eficiente dos recursos e prevenção da poluição;
O combate à corrupção;
O envolvimento e o contributo para o desenvolvimento da comunidade;
A inclusão de pessoas em situação de desigualdade.
São ainda atribuições da ANIVEC/APIV:
- Representar e defender os interesses específicos das empresas associadas, por forma a garantir-lhes adequada proteção, prestando-lhes apoio direto e colaborando para este efeito, ativamente, com os órgãos estaduais competentes; dotando-as de capacidade de resposta a nível de sustentabilidade, a nível de digitalização e robotização e a nível flexibilidade, produtividade e custos de contexto.
- Negociar e celebrar convenções coletivas nos termos da lei.
A Fellesforbundet (Federação Unida de Sindicatos) é o maior sindicato do setor privado na Noruega, com 160.000 membros. Representamos trabalhadores na indústria, construção, hotelaria e restauração, transportes, indústria automobilística e muitos outros setores.
A nível nacional, negociamos acordos coletivos nacionais com as nossas contrapartes nos diferentes setores. A nível local os representantes dos trabalhadores em cada empresa representam os trabalhadores perante a direcção e também negoceiam acordos locais ao nível dos salários e condições de trabalho. A Fellesforbundet é membro da LO, a maior Confederação Sindical da Noruega.
A Fellesforbundet foi fundada em 8 de maio de 1988 como uma fusão entre os sindicatos dos metalúrgicos, da indústria de papel, da silvicultura e da agricultura, da construção civil e da indústria de construção. Mais tarde, o sindicato dos trabalhadores gráficos e os sindicatos dos trabalhadores da hotelaria e restauração aderira e mais recentemente a federação dos trabalhadores dos transportes.
A maior autoridade na Fellesforbundet é o congresso, que acontece a cada quatro anos, o último em 2019.
A IndustriAll – Federação da Indústria Europeia é uma federação de sindicatos independentes e democráticos que representam trabalhadores manuais e não manuais dos setores, indústria e actividades relacionadas da metalurgia, químicos, energia, mineração, têxtil, vestuário e calçado. Falamos por 7 milhões de homens e mulheres trabalhadores unidos em 180 sindicatos nacionais filiados em 38 países europeus.
Além disso, somos membros da Confederação Sindical Europeia (CES) e parceiros da IndustriALL Global Union. Atuamos juntos, com o objetivo de combinar e otimizar forças e complementaridades para melhor proteger e promover os direitos dos trabalhadores nas nossas indústrias e setores.
A IndustriAll – Federação da Indústria Europeia tem como objetivo desenvolver uma visão e posição comum com os seus afiliados, com o objectivo de construir estratégias eficazes de defesa dos interesses económicos, sociais e culturais dos trabalhadores destas indústrias numa base de solidariedade, respeito mútuo e princípios comuns. IndustriAll Federação da Indústria Europeia defende reformas sociais profundas, o reforço da democracia e a promoção do progresso económico e social na Europa. Apoia uma Europa integrada sem fronteiras, com padrões sociais comuns, um elevado nível de protecção social e a participação dos trabalhadores e representantes sindicais.
A IndustriAll Federação da Indústria Europeia foi estabelecida para organizar e promover o poder coletivo dos trabalhadores na Europa, para defender os seus direitos e promover os seus objetivos comuns no que diz respeito às empresas e aos Estados. Para tal, a IndustriAll Federação Sindical Europeia trabalha no sentido de impulsionar a coordenação e o desenvolvimento da negociação coletiva, das relações laborais e das políticas sociais. Pretendemos ser um actor-chave na arena política europeia perante as empresas europeias, as indústrias europeias, as associações patronais e as instituições europeias.