FESETE FEDERAÇÃO DOS SINDICATOS DOS TRABALHADORES TÊXTEIS,

                        LANIFÍCIOS, VESTUÁRIO, CALÇADO E PELES DE PORTUGAL

 

A FESETE é uma associação Sindical (entidade sem fins lucrativos) que representa os Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal. Ao nível Nacional - Filiada na C.G.T.P./IN. Ao nível Europeu, está filiada na Federação Sindical Europeia – IndustriALL: European Trade Union, organização sectorial da Confederação Europeia dos Sindicatos (CES).

 

A FESETE como organização sindical sectorial que congrega os sindicatos filiados das indústrias Têxtil Vestuário e Calçado, tem como objectivos: Reclamar a aplicação e ou renovação das leis de trabalho e das convenções colectivas de trabalho, na perspectiva da defesa dos interesses dos trabalhadores; apoiar e fomentar o exercício efectivo dos direitos fundamentais dos trabalhadores, nomeadamente o direito ao trabalho e à segurança no emprego, o direito às condições de trabalho justas, o direito a uma remuneração justa e actualizada que assegure um nível de vida familiar decente, o direito a salário igual para um trabalho de valor igual, o direito à segurança e à higiene no trabalho, o direito à liberdade e à actividade sindical e das comissões de trabalhadores, o direito à negociação colectiva, os direitos específicos das crianças adolescentes e mulheres, o direito à orientação e formação profissional, o direito à segurança social e à protecção da saúde.

 

Deste conjunto de objectivos resultam um conjunto de responsabilidades e actividades como: Celebrar convenções colectivas de trabalho e participar na elaboração de outros instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho; Reclamar a aplicação e/ou renovação das leis de trabalho e das convenções colectivas de trabalho, na perspectiva da defesa dos interesses dos trabalhadores; Intervir e participar activamente na modernização e reestruturação dos sectores e das empresas no sentido da defesa dos interesses dos trabalhadores e das populações em geral; Participar na elaboração da legislação que diga respeito aos trabalhadores e ao sector, bem como no controlo da execução dos planos económico-sociais; Participar nos organismos estatais directa ou indirectamente relacionados com o sector e de interesse para os trabalhadores; Desenvolver os contactos e a cooperação com as organizações congéneres de outros países e consequentemente, a solidariedade entre os trabalhadores de todo o mundo, em particular do sector, com respeito pelo princípio de independência de cada organização sindical; Promover iniciativas próprias ou em colaboração com outras associações sindicais e outras entidades públicas e privadas, com vista à formação profissional sindical das pessoas interessadas, nomeadamente a orientação e formação de jovens para diversos empregos e de adultos, tornada necessária pela evolução técnica ou novas orientações do mercado de trabalho e reconversão profissional.


 _________________________________________________________________________________________________________________

 

GWU – General Workers Union

 -   Maltese Trade Union Organization

 

_________________________________________________________________________________________________________________ 

DISK Tekstil – Textile Workers Union

 - Turkish Trade Union Organization

 

DISK Tekstil

Há 1 milhão de trabalhadores regularizados nos sectores têxtil e do couro na Turquia. A taxa de sindicalização dos sete sindicatos que abrangem estes sectores é de 8,6% e a percentagem de trabalhadores cobertos por Acordos Colectivos de Trabalho é inferior a 3%. Antes da nova legislação o sector do couro estava separado do sector têxtil mas com a nova legislação os sector têxtil e do couro foram agregados.

O DISK Tekstil é um Sindicato de destaque na Turquia criado em 1965. Antes de 1980 tinha mais de 100 mil membros. O Sindicato foi encerrado pelo governo militar e os seus membros do Comité Executivo foram presos. No início de 1990 o DISK Tekstil foi reaberto e atingiu rapidamente o número de dez mil sindicalizados. No entanto em 2001 a Turquia enfrentou uma enorme crise económica, sentida especialmente no sector têxtil, uma vez que as empresas têxteis tiveram dificuldades em enfrentar a forte concorrência vinda da China, Paquistão e Indonésia, o que teve consequências ao nível da sindicalização.

O DISK Tekstil viu-se forçado a efectuar mudanças organizacionais para fazer face a estas dificuldades. Actualmente contamos com 11 mil sindicalizados e temos filiais em sete regiões industriais. Assinamos acordos colectivos de trabalho em grandes empresas têxteis estrangeiras e em muitas empresas de médio porte. Actualmente procuramos movimentar-nos numa perspectiva estratégica na organização dos sectores têxtil, do couro e do calçado.

Na Turquia existem três Confederações Sindicais, a Türk-İş, a Hak-İş e a DISK - todas da membros da CSI e da CES, e uma Confederação Empresarial, TİSK.


A DISK (Confederação dos Sindicatos Progressistas da Turquia) foi fundada em 1967 e tem 19 sindicatos filiados. Nos anos 70 a DISK teve o seu período mais forte de luta activa. O Golpe de Estado de 1980, pelo governo militar, encerrou a DISK até 1992, data da sua reabertura.

 

 

 

Login Form