Acção Reivindicativa de Empresa

Imprimir

  

 INFORMAÇÃO 2023 - 2022

 

 

 

Realização de Concentração de Protesto e Solidariedade, dia 19 de maio, pelas 13,30 horas, frente à empresa ECCO, do sector do Calçado sita em São João de Ver, contra o despedimento da trabalhadora e dirigente sindical daquela empresa, Suzana Bastos  

 

A FESETE e os seus sindicatos filiados participaram na Concentração de Protesto e Solidariedade, no dia 19 de maio, pelas 13,30 horas, frente à empresa ECCO, empresa multinacional dinamarquesa do sector do calçado, sita em São João de Ver, contra o despedimento da trabalhadora e dirigente sindical daquela empresa, Suzana Bastos.   

 Para além de outros dirigentes e delegados sindicais estiveram presentes, a coordenadora da FESETE, Isabel Tavares, que tomou a palavra na Concentração, para denunciar este injusto e desnecessário despedimento, parte integrante de um despedimento colectivo de 42 trabalhadoras, manifestar a nossa solidariedade às trabalhadoras despedidas e garantir à trabalhadora e dirigente sindical, Suzana Bastos que lhe prestaremos todo o apoio no seu regresso ao trabalho.

Para mais informações - Clique AQUI

   __________________________________________

Trabalhadores/as da empresa 

Confecções R. Piairo - Unipessoal, Lda EM LUTA

 

Ver Nota aos Orgãos de Comunicação Social - clique AQUI 

 

  

Aceda à Galeria de FOTOS - clique Aqui  

 _________________________________________________________

   

  

CONCENTRAÇÃO de Dirigentes Sindicais junto à Loja Comercial do Presidente da APICCAPS, Luis Onofre – Dia 21 de Dezembro  às 10h30 no Porto  

Estará presente a Secretária Geral da CGTP/IN – Isabel Camarinha  

A FESETE e os seus Sindicatos filiados vão realizar no dia 21 de Dezembro, quarta-feira, entre as 10h30 e as 12h00, uma Concentração de dirigentes sindicais, junto à Loja Comercial do Presidente da APICCAPS, Luis Onofre, sita na Avenida da Boavista, nº 3483, no Porto, com o objectivo de manifestar o seu protesto público contra o congelamento dos salários em 2022, a retribuição salarial de uma parte significativa dos trabalhadores apenas  no Salário Mínimo Nacional, e um subsídio de refeição diário, no valor de 2,5 euros. Ler maisCLIQUE AQUI 

  

 VER GALERIA DE FOTOS 

 ___________________________________________________________________

  

  ACEDE AO COMUNICADO - CLICA AQUI - ACEDE À INFORMAÇÃO AOS OCS - CLICA AQUI - 

ACEDE À MOÇÃO APROVADA POR UNANIMIDADE E ACLAMAÇÃO

 Galeria de Fotos - Clique na imagem abaixo

 

Concentração de Dirigentes junto à sede da APICCAPS - dia 10 de Outubro, no Porto

      NOTICIAS TV'S     

  Fonte:   

RTP3 - 11-10-2022 11:02; RTP3 - 11-10-2022 12:05 -; Porto Canal - 11-10-2022 22:12 

  ____________________________________________________________

 

TRABALHADORAS DA HUBER TRICOT EM LUTA 

As trabalhadoras da empresa de vestuário Huber Tricot, sita em S. Maria da Feira, realizaram uma luta com um dia de greve por aumentos de salário dignos que respondam à necessidade de reposição do aumento do custo de vida e justa distribuição da riqueza produzida, luta, em defesa das suas justas reivindicações apresentadas em caderno reivindicativo e em defesa da contratação colectiva sectorial.

Após resposta da empresa às suas reivindicações de aumento de salário e subsídio de refeição, que ficam aquém do justo e necessário, decidiram avançar com um dia de greve.
 
Greve que contou com uma forte adesão!
 
Dos 219 trabalhadores que compõem os quadros da empresa, cerca de 30 são administrativos, chefes e mecânicos, tendo na produção (costureiras) cerca de 189 trabalhadoras, das quais 129 aderiram à greve e 34 trabalhadoras se encontram com ausência por baixa médica, do qual resulta uma adesão na ordem dos 83% das trabalhadoras ao serviço efectivo da empresa no dia de hoje.
 
Na sequência desta luta e das suas reivindicações as trabalhadoras, decidiram dar até ao próximo dia 23 de Dezembro prazo para que a empresa avance de forma justa nas resposta às suas reivindicações. Caso a empresa não se pronuncie de forma a satisfazer as suas reivindicações, dia 23 de Dezembro estarão em luta novamente com greve entre as 13:30 e as 17h.

 A luta é o caminho! A luta continua ! 

A direcção do Sindicato 

Isabel Tavares  

______________________________________________________________________

 

ACEDE AO COMUNICADO - CLICA AQUI - ACEDE À INFORMAÇÃO AOS OCS - CLICA AQUI 

_______________________________________________________________________________

  

  DIA 9 DE FEVEREIRO – DIA NACIONAL DE INDIGNAÇÃO, PROTESTO E LUTA organizado pela CGTP/IN, pelo aumento dos salários e subsídios de refeição. 

A  FESETE e os seus Sindicatos filiados, decidiram APELAR aos trabalhadores para Manifestarem a sua Indignação e Protesto no dia 9 de Fevereiro!   

Para garantir a participação dos trabalhadores na Luta, foi entregue às Associações Patronais, um PRÉ-AVISO DE GREVE  

com início às 6h00 do dia 9 e término às 7 horas do dia 10 de Fevereiro - Acede ao ComunicadoCLICA AQUI

 _____________________________________________________________________________

  Em 2022 Crescem as Exportações e os lucros dos

Patrões do Calçado!

Exigimos Aumentos dos Salários e do subsídio de refeição!

No dia 11 de Outubro a FESETE e os seus Sindicatos filiados realizaram uma Concentração de Dirigentes Sindicais junto à sede da APICCAPS com o objectivo de manifestarem o seu mais vivo protesto contra a proposta desta associação patronal em reduzir os direitos laborais dos trabalhadores incluídos no Contrato Colectivo de Trabalho-CCT, como condição para aumentar os salários e o subsídio de refeição, conforme informação de Setembro.

2 de Dezembro - Dia de Protesto e Luta nas empresas do sector do Calçado que recusem aumentar os salários e o subsídio de refeição! 

   Acede ao ComunicadoClica AQUI 

___________________________________________________________________________

  

 

Acede ao comunicado - Clica na imagem ou AQUI

 

_____________________________________________________________ 

Para aceder  ao comunicado - Clique AQUI ou na imagem acima

 

_________________________________________________________ 

 

 Para aceder  ao comunicado - Clique AQUI ou na imagem acima 

    

____________________________________________________________ 

  

 A pandemia do COVI-19 aumentou os problemas do País, expôs as suas fragilidades que resultam de políticas de direita ao longo das últimas décadas e está a penalizar os trabalhadores dos nossos sectores, a maioria dos quais viram os seus salários congelados e fixados pelo Salário Mínimo Nacional; outros trabalhadores viram os seus salários reduzidos pela aplicação da Lay-Off; outros ainda foram colocados no desemprego. Algum patronato tentou aproveitar a situação de pandemia para cortar ilegalmente direitos laborais e aceder de forma ilegal ao Lay-Off recebendo apoios da Segurança Social quando laborava a tempo completo. Os Sindicatos filiados na FESETE, continuaram a exercer os seus direitos, a desenvolver a sua actividade sindical no apoio aos trabalhadores, exigindo medidas de prevenção à pandemia, denunciando as irregularidades e exigindo o cumprimento dos direitos laborais, actividade da qual fazemos um balanço positivo. Acede ao Comunicado Clica AQUI

 

____________________________________________________________ 

 CONCENTRAÇÃO de Dirigentes Sindicais e Trabalhadores Têxteis e Vestuário em Vila Nova de Famalicão, dia 28 de Junho, às 10h30 - Seguida de Desfile até à sede da ATP

 São objectivos desta Concentração:

Fim do ataque aos direitos laborais; Aumento Salarial de 90 euros; Aumento do subsídio de refeição para 4,5 euros; Fim do regime de Caducidade dos CCT’s; Fim da concorrência desleal praticada pela ATP; Recusa de apoios públicos e incentivos fiscais à ATP e empresas que pratiquem dumping social!

 Intervenção da Coordenadora da Direcção Nacional da FESETE - Isabel Tavares

 Intervenção da Secretária Geral da CGTP/IN - Isabel Camarinha 

   Aceder à Galeria de fotos  Clique na Imagem abaixo 

 

CONCENTRAÇÃO - 28 DE JUNHO - FAMALICÃO

 Intervenção final na Concentração

pela  coordenadora da DN da FESETE  Isabel Tavares e apelo à Luta

  INFORMAÇÃO AOS ORGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

  

 A ATP mantém os salários congelados nos últimos 11 anos e continua a apelar à eliminação dos direitos laborais.

Basta de Exploração! 

ACEDE AO COMUNICADO - CLICA AQUI 

  

 

TVC NA  MANIFESTAÇÃO NACIONAL DA JUVENTUDE TRABALHADORA DE 28 DE MARÇO!

  Milhares de jovens trabalhadores exigem estabilidade! 

 VER GALERIA DE FOTOS - CLIQUE AQUI

 Ver Folheto - Clica AQUI

 _______________________________________________________________