Gabinete de Estudos
O Gabinete de Estudos da FESETE é constituído por técnicos nas seguintes áreas:
Económica; Jurídica; Sociológica; Ensino; Informação; Multimédia; Informática.
Os técnicos que compõem o nosso Gabinete de Estudos continuam a desempenhar um papel relevante na gestão do departamento financeiro, na direcção pedagógica do CEFOTEX, no estudo e preparação das fundamentações económicas da contratação colectiva, no estudo e investigação da realidade dos nossos sectores, na preposição de candidaturas a projectos de interesse para os trabalhadores e Sindicatos, na situação económica e social dos trabalhadores, em iniciativas da FESETE ou em parcerias com outras entidades.
Reforço da Capacidade Associativa
Realização de um estudo sobre produtividade;
Realização de 2 Seminários
Projecto E-veste - formação à distância para o sector do vestuário
Continuar a execução da parceria com o CIVEC, a ANIVEC/APIV, o CESAE, a UBI.
PRINCIPAIS ACTIVIDADES QUE DESENVOLVE
No desenvolvimento da sua actividade sindical a FESETE mantém um vasto conjunto de acções diversificadas ao nível regional, nacional e internacional, das quais podemos enumerar as seguintes;
· Elaboração de estudos ao nível económico, social e laboral, sobre evolução e caracterização sectorial, tendo em vista aprofundar o conhecimento sobre os sectores de intervenção da FESETE de forma rigorosa e actualizada.
· Definição de projectos transnacionais - ADAPT e outros tendo como objectivo conhecer e aprofundar a problemática com que se debatem as Indústrias Têxteis, Vestuário e Calçado, ao nível nacional e europeu.
· Estudos de novos métodos de organização do trabalho e novos perfis profissionais, em parceria com a DGI, CITEVE, ERGODIN.
· Participação em Campanhas em parceria com o IDICT e associações patronais das ITVC, destinadas à Melhoria das Condições de Trabalho nas Indústrias Têxtil e do Vestuário, nomeadamente na área de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho.
· Parceria internacional com Sindicatos congéneres na realização de estudos, Seminários Transnacionais.
· Parceria nacional com Associações Patronais, Universidades, Centros Tecnológicos, Centros de Formação, na produção de módulos de formação à distância, para o sector do vestuário.
· Formação profissional dirigida a trabalhadores no activo das I.T.V.C, trabalhadores no desemprego ou em risco de desemprego, jovens á procura do primeiro emprego, públicos específicos em risco de exclusão e formação pedagógica de formadoras na área da SHST, com o apoio do IDICT. Tendo em conta a representatividade das mulheres nas I.T.V.C. e os problemas com que se debatem quer a nível profissional quer em esferas que ultrapassam este nível, a FESETE elege este público como prioritário.
A FESETE realiza Colóquios, Seminários e Conferências sobre temas com actualidade e interesse para a cultura sindical geral e para um conhecimento aprofundado das I.T.V.C., suas condicionantes e orientações, nomeadamente:
· Novas regras e disciplinas da Organização Mundial do Comércio;
Projecto ADAPT
Entre 1999 e 2000, a FESETE participou no projecto EUROTEXNET, com parceiros da Holanda, Alemanha e França. Este projecto visou a identificação e troca de experiências entre os parceiros sobre matérias transversais às actividades das áreas têxtil e vestuário, desde o impacto ambiental e a redução dos respectivos impactos negativos, à requalificação de recursos humanos e introdução de novas tecnologias nas empresas
Com o apoio do IDICT
Com o apoio do IDICT a FESETE realizou, entre Dezembro de 2000 e Maio de 2001, o curso de Formação Pedagógica de Formadores na Área de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho. Este curso decorreu no Porto com um número de 15 formandos, tendo uma duração total de 200 horas.
Os bons resultados deste curso e o reconhecimento por parte do IDICT da seriedade e capacidade formativa de FESETE, levaram à realização de uma nova acção de formação Pedagógica de Formadores na Área de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, com 11 formandos.
Com o apoio da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho
A FESETE apresentou e viu aprovada a sua candidatura no âmbito do projecto OSHA/SME/2002, "Campanha para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Trabalhadores e da Competitividade nas PME's do Sector Têxtil e do Vestuário", apoiada pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, da qual se destaca a realização de 2 Seminários, um de Abertura e outro de Encerramento da Campanha, bem como, Sessões de Sensibilização nas empresas; feitura de vários materiais alusivos à Campanha, tais como: desdobráveis; Cd-Rom-Interactivo; vídeos
- Anterior
- Seguinte >>