Desenvolvimento do Projecto

Junho / Agosto/ Setembro/ 2022/Janeiro/2023

O projecto encontra-se neste momento na etapa de aplicação dos inquéritos que foram preparados e ajustados às características especificas do sector do Vestuário e dos Curtumes. O processo de selecção dos/as trabalhadores/as, para aplicação dos inquéritos, assentou numa articulação dos seguintes critérios: abarcar uma diversidade de realidades empresariais em termos de modelos organizacionais, estratégias empresariais e tecnologias utilizadas; e tinham de estar abrangidos/as pelo CCT em estudo.

No total prevemos aplicar no sector do vestuário 122 inquéritos, abrangendo empresas que se enquadram na CAE 14110 – confecção de vestuário em couro, 14120 – confecção de vestuário de trabalho, 14131 – confecção de outro vestuário exterior em série, 14132 – confecção de outro vestuário exterior por medida, 14133 – actividades de acabamento de artigos de vestuário, 14140 – confecção de vestuário interior, 14190 – confecção de outros artigos e acessórios de vestuário, 14200 – fabricação de artigos de peles com pêlo, 14310 – fabricação de meias e similares de malha, 14390 – fabricação de outro vestuário de malha, que aplicam o CCT FESETE–ANIVEC-APIV e pertencentes aos distritos de Braga, Porto e Aveiro.

Para o sector dos Curtumes prevemos aplicar 112 inquéritos, abrangendo empresas que se enquadram na CAE 15111 – curtimenta e acabamento de peles sem pêlo e 15113 – curtimenta e acabamento de peles com pêlo e que aplicam o CCT FESETE–APIC. No que respeita à aplicação do inquérito no espaço territorial, uma vez que, o distrito de Santarém concentrava, em 2018, 90,2% dos/as trabalhadores/as desta indústria. Desta forma a parceria decidiu direccionar o foco de aplicação do inquérito apenas neste distrito.

Reunião Transnacional 

Realizou-se a 30 de Junho de 2022 a reunião transnacional do nosso projecto. A reunião contou com a participação da parceria FESETE, ANIVEC-APIV, APIC, FELLESFORBUNDET (Federação Sindical Norueguesa da Indústria) e INDUSTRIALL (Federação Sindical Europeia da Indústria).

A reunião teve a seguinte ordem de trabalhos:

Agenda Transnational :

  • Apresentação do Projecto “Construção de um Sistema de Avaliação de Funções e Remunerações nos CCT das Indústrias do Vestuário e Curtumes” (FESETE):

o Análise estatística dos sectores do Vestuário e dos Curtumes;

o Construção do modelo de análise;

o Definição do campo de análise;

  • A importância dos resultados para a negociação colectiva sectorial (ANIVEC/APIV e APIC);
  • Contributos do Diálogo Social Europeu para a eliminação da Desigualdade de Salarial (IndustriAll);
  • A experiência sindical Norueguesa contra a Desigualdade Salarial (Fellesforbundet);
  • Questões;
  • Avaliação da Reunião.

A reunião permitiu à parceria uma troca de experiências entre sectores (vestuário e curtumes) e ao mesmo tempo a experiência e importância do diálogo social europeu (pela IndustriAll) e a experiência negocial norueguesa diferente da portuguesa.

REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS

Apresentação dos Estudos “Construção de um Sistema de Avaliação de Funções e Remunerações para a Indústria do Vestuário e para a Indústria de Curtumes”

A FESETE promotora do Projeto “Avaliar Funções e Remunerações – Promover a Igualdade no Vestuário e Curtumes”, financiado pelo Programa Conciliação e Igualdade de Género EEA Grants, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, em parceria com as associações patronais, ANIVEC/APIV e APIC, realizou dois Seminários para Apresentação de dois Estudos “Construção de um Sistema de Avaliação de Funções e Remunerações para a Indústria do Vestuário e para a Indústria de Curtumes”, nos dias 12 de janeiro, em Guimarães (Hotel de Guimarães), e no dia 20 de janeiro em Alcanena (Museu dos Curtumes), respetivamente.

Estes Seminários contaram com a participação e intervenção da parceria do projeto, de entidades governamentais e institucionais, organizações sindicais, trabalhadores e empresas da indústria do vestuário e curtumes.

Estas iniciativas decorreram presencialmente e em formato online, através da plataforma Zoom.

Partilhe nas sua Redes Sociais: